terça-feira, 20 de novembro de 2007

O silêncio incomoda

O silêncio incomoda

Um amigo me enviou um e-mail um dia desses que me levou a refletir sobre a importância e o papel fundamental que o silêncio exerce em nossa comunicação com Deus.
É impressionante observar como essa geração foge do silêncio. O silêncio incomoda mais que qualquer ruído acima dos decibéis suportáveis pelo ouvido humano. É por isso que há tanto ruído por aí. Eles abafam nossos fantasmas interiores. Fantasmas interiores sim! Aquilo que nos assusta, que nos machuca, aquilo que tememos olhar de frente. Contemplar o quê, se o que existe é um castelo desmoronado? Por isso amamos tanto o barulho e a distração e cada vez menos o silêncio e a contemplação. O silêncio revela quem somos a nós mesmos. Por isso muitas pessoas preferem evitá-lo.
Observe ao seu redor neste momento enquanto lê esse artigo e veja que tipos de barulhos existem, ou vasculhe a sua mente e procure encontrar algum tipo de som ou barulho. Se encontrou, te faço uma pergunta; ele atrapalha ou ajuda em sua comunicação com Deus? Se atrapalha é um ruído e precisa ser eliminado. Verifique o seu nível de concentração nesse texto. Se você não se lembra o que leu algumas linhas atrás com certeza há ruídos interferindo. Aquele problema que te preocupa, a casa pra cuidar, o carro pra pagar, aquele compromisso que você tem que resolver e etc. Tudo o que ocupa a sua mente na hora errada e no lugar errado, por mais importantes que sejam, é ruído. Se você se encontra na igreja, eles atrapalham a sua comunicação com Deus nesse precioso momento em que você se separa para ter comunhão com Ele.
Tanto ruído e pouca comunicação. Nós ouvimos, mas não escutamos. No Aurélio escutar quer dizer estar atento para ouvir. Se não há quem permaneça em silêncio a escutar o outro, não há comunicação. Se não há comunicação não há comunhão. Escutar a alma, a respiração, o olhar, escutar os gestos e também os significados das palavras sem distorcê-las. É interessante, parece que o barulho simboliza a alegria e o silêncio a tristeza. Quando morre alguém “importante” ou acontece uma tragédia fazemos um minuto de silêncio. Quando o time favorito ganha o jogo fazemos aquele estardalhaço. Não sou contra o barulho e a expressão sonora em alta intensidade contanto que seja na hora certa e no momento oportuno. Isso também é muito bom.
Mas uma coisa é certa - essa geração precisa aprender a valorizar, também, o silêncio e a contemplação.
Se você não apenas “ouviu” esse texto mas “escutou”, você percebeu que ele é uma exortação em amor que faço aos irmãos. Àqueles a quem esse texto se aplicar. A exortação em amor é saudável e muito importante para a vida da Igreja do Senhor Jesus.
Caminhando juntos no amor de Cristo.

Jasiel Calixto Guimarães

Nenhum comentário: