terça-feira, 20 de novembro de 2007

O choro lava a casa; o sorriso a enfeita.

Existem vários versículos que falam sobre o choro. Um dia desses estava meditando sobre dois deles e cheguei à seguinte conclusão: Muitas vezes é preciso chorar primeiro para que experimentemos de uma alegria pura e verdadeira que nos leve a sorrir de verdade e não a fingir que estamos sorrindo. Muitos na maioria das vezes, conhecem apenas o sorriso mecânico, forçado, fingido, de aparência. A Palavra de Deus nos diz: “O choro pode durar uma noite mas alegria vem pela manhã” e também “há tempo de chorar e tempo de sorrir”. Conhicidência ou não, o choro vem primeiro.
Quero fazer aqui uma analogia: Quando compramos ou alugamos um imóvel, a primeira coisa a fazer é lavá-lo e essa é a parte dura, difícil, chata, mas importante. Depois os móveis, os quadros, os enfeites, e a disposição das coisas vão tomando seu lugar. Isso nos causa, principalmente nas crianças, uma certa emoção de ver tudo novo, diferente. Quem passou por isso sabe como é. Chorar é lavar a casa.As pessoas querem experimentar a alegria sem ter que passar pelo choro. A alegria em si não elimina a tristeza. Pode mascará-la mas não eliminá-la. E é isso que acontece com muita gente. Há casos em que é preciso chorar primeiro, se despir da angústia, do medo, da incerteza, da solidão e assim abrirmos espaço para que venha o sorriso a enfeitar, a adornar a nossa alma, que agora está vazia de todo impecílio e pronta para ser enfeitada.
Não quero afirmar que todos os motivos que levam ao choro sejam bons, isso não. Mas o choro em si o é. É uma reação de defesa saudável e natural do organismo.
Existem algumas frases famosas do tipo: homem não chora, chorar é coisa de mulherzinha, chorar é sinal de fraqueza. Hoje em dia até as mulheres estão aprendendo isso. Elas tem que ser firmes, segurar o choro, e seguir adiante. Devem se mostrar inabaláveis na luta machismo x feminismo onde não ha vencedores, apenas perdedores.
Quero terminar dizendo que, Jesus tem o poder de lavar a sua alma completamente. Se aproxime d’Ele e se tiver que chorar chore. Chore de alegria, chore de saudade, chore por causa do medo, chore pela incerteza, pelo descaso, pela injustiça, pela miséria mas depois levante-se e vista-se da algria que só Ele pode nos dar e deixe-se usar por Ele para que outros sejam contaminados pela verdadeira alegria que vem d’Ele.

Juntos caminhando no amor de Cristo

Jasiel Calixto Guimarães.

Nenhum comentário: