quarta-feira, 21 de maio de 2008

Reencarnação

Hoje à tarde assisti um trecho do programa da Leda na tv Brasil onde um presidente de uma associação espírita do Rio falava que a reencarnação é justa. Sempre a mesma conversa. Com todo respeito tenho o direito de discordar. Não apenas por posição religiosa, mas também por achar sem nexo a explicação dada.
Primeiramente ele disse que a reencarnação é lógica, que explica o fato de algumas pessoas serem ricas e outras pobres, saudáveis ou enfermas. Que coisa mais sem nexo. Como pode alguém sofrer e pagar por um "crime" que nem sabe quando, como ou se cometeu? Podemos até pagar por erros que não são nossos, mas temos que ter consciência deles ( um exemplo é a dívida externa, o roubo exagerado no governo nos faz pagar altos impostos para arcar com os custos. Essa dívida não deveria ser minha nem sua) . Devemos pagar por nossos erros sim, mas de forma consciente. É sempre bom desconfiar de algo que parece lógico demais, que tende a fornecer todas as explicações e respostas para a vida. Pode ser uma grande armadilha. Nem Jesus deu todas as respostas explicadinhas como um mais um são dois. Usou muitas parábolas. Não da pra ficar usando essas justificativas sem fundamento, nem científico e nem bíblico. Quando perguntaram a Ele quem havia pecado a respeito de um cego de nacença que fora curado, Ele disse que ninguém havia pecado, mas tudo tinha acontecido para manifestar a glória de Deus. Há um mistério na forma que Deus age na eternidade.
Uma outra pessoa no programa disse que tinha uma posição privilegiada, que tinha cultura e equilibro, deixando a entender que o outro não desfrutava da mesma situção pois poderia ter cometido algo no passado que o confinou numa posição inferior. Quer coisa mais preconceituosa que isso? Isso nos dá o direito de olhar ( ainda que de forma compassiva) para o que está numa situação inferior, e achar que ele recebeu aquilo que merecia, aquilo que era justo. Se esquecem que a desigualdade é construída historicamente pela maldade e ambição própria do ser humano e que a enfermidade é decorrência de nossa própria fraqueza e muitas vezes de atidudes nossas e também de nossos pais. Não coloquem a Culpa em Deus, por favor!

Nenhum comentário: