O ponto crucial de toda e qualquer forma de dominação é a insegurança. O mecanismo de auto defesa que age em nós, muitas vezes é forte e descontrolado. É a necessidade de dominarmos a situação, o outro, ou o que quer que seja que aparente ser uma "ameaça". Entre aspas, pois nem sempre essa ameaça é real e é justamente aí que o problema se encontra.
Desconfianças sem motivo, fruto de uma imaginação conturbada. Um ácido que corroe os relacionamentos
Amizades, namoros, famílias se acabam por não haver confiança. A confiança permite que o outro seja livre. A insegurança faz com que desenvolvamos comportamentos que muitas vezes ou aprisionam ou afastam as pessoas à nossa volta.
Quando Deus disse ao homem para ter domínio sobre o animais e as demais coisas não mencionou que era para ele ter domínio sobre o seu semelhante.
Quando alguém discorda de um pensamento nosso, a primeira coisa que fazemos é a defesa irracional no sentido de defendermos não a nossa idéia , mas o nosso próprio ego ferido. Sendo que o que deveriamos fazer era, antes de nos defendermos, avaliarmos nossos pensamentos e verificarmos se eles realmente estão corretos ou não. Com certeza iremos ter muitas idéias erradas ao longo da vida, que precisarão de um amigo sincero para nos corrigir. Surge então pensamentos como "se eu der o braço a torcer sou um fraco e perco o controle da situação" "mesmo estando errado em minhas convicções vou manter minha posição".
A superproteção, o ciúme, a desconfiança, o isolamento, a timidez, a dominação, tudo isto fruto de uma insegurança que precisa ser trabalhada se queremos viver de forma melhor com nosso semelhante.
Engraçado é que, a superproteção é a primeira manifestação de insegurança que a criança vivencia. É a insegurança dos pais sobre os filhos que por sua vez geram filhos inseguros.
A palavra terapia é recebida com uma certa resistência por causa da ignorância de muitos. Terapia quer dizer ajuda e neste caso todos nos precisamos de ajuda de uma forma ou outra. Conhecer a sí mesmo é o melhor remédio em direção à percepção das falhas que todos temos, à aceitação delas e à uma mudança de vida.
E nada melhor do que uma boa terapia pra nos auxiliar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário