sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

SONHOS E ILUSÕES

Apesar do conceito da divisão do tempo ser ilusório, na prática algumas coisas realmente se renovam. É um novo ano porque na nossa mente existem novas expectativas, novas esperanças e isso nos faz, muitas vezes, mover em novas direções. Como nos falou Salomão "Assim como o homem imagina em sua alma, assim ele é". Pior é quando o sujeito não consegue nem ao menos ter boas expectativas o que acontece frequentemente. Nós, brasileiros, somos um povo que vai à luta. Que, como dizem por aí ( na mídia ), "não desiste nunca". Será? Qual é a receita que faz com que você, que está lendo esse artigo, não desista nunca? Na verdade precisamos desistir de algumas coisas para que o ano seja realmente "novo". E você sabe quais são elas. Eu não preciso citar.
Triste coisa é lutar por uma ilusão. É como alguém, perdido num deserto, correndo em busca de uma miragem ou "milagre"que a cada passo se distancia mais e mais. No entanto, o que acontece, é que nem sempre conseguimos discernir entre o sonho e a ilusão. Os dois se parecem, se confundem, e a ilusão acaba nos arrastando como uma areia movediça, quanto mais nos mexemos, mais nos afundamos. Então só nos resta acomodar. Já o sonho pode se concretizar através da luta, da garra e do planejamento. A ilusão não. Ela é como um buraco negro no espaço de nossas mentes.
Existe uma saída que para muitos não passa de uma ilusão mas que pode nos apontar o caminho. O Espírito Santo de Deus. Ele é o nosso ajudador. Ele é a mente sã de Deus em nós, os olhos de Deus em nós, a palavra de Deus em nós que nos conduz pelo caminho da realidade. A realidade de Deus. Esse caminho pode não ser o mais fácil. A porta é estreita. Pode haver espinhos, pedras e dores. Mas esse caminho não é ilusório, ele é real. Aí sim, podemos usar a frase "não desisto nunca". Sei em quem tenho crido, meu redentor vive, ele é o que de mais real pode acontecer na minha vida. Chega até ser um paradoxo dizer isso numa sociedade onde a ciência e a filosofia ditam as regras, o caminho da "verdade". Não sou contra a ciência e nem contra a filosofia. Mas algumas pessoas as utilizam, não para encontrar a verdade mas para fugirem dela. Se lançando de falácias, hipóteses não fundamentadas e distorcidadas. Aliás, hoje entendo que tanto a ciência como a filosofia podem ser ferramentas de Deus para nos livrar de tantas mentiras e ilusões que estão sendo vendidas hoje em dia como se fossem verdades, seja na política, no comércio ou na religião.

Caminhando juntos no amor de Cristo.
Jasiel Calixto Guimarães.

Nenhum comentário: