segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O PT e a Torre de Babel



Primeiramente quero deixar claro que não tenho a intenção de defender nem um nem outro partido. A idéia é simplesmente fazer reflexões a respeito do que está acontecendo e do que poderá acontecer no meio político. Em segundo lugar é tentar fazer uma previsão de suas futuras ações. No mínimo isso é tarefa de qualquer cidadão. A moeda tem sempre dois lados visto que há uma desigualdade social e a mais forte se alimenta da mais fraca e sendo assim qualquer governo ira agradar a uns e desagradar a outros. A quem agradar, a quem beneficiar? A guerra traz destruição de um lado enquanto beneficia quem fabrica armas. Infelizmente é assim que funciona.

Me lembro bem do que aconteceu no governo do FHC e não tenho saudades. Tirando o plano real, que estabilizou nossa moeda frente ao dólar, não me lembro de nenhum outro benefício oferecido às classes menos favorecidas. Já no governo Lula por ser atual, conseguimos enxergar com mais nitidez os avanços que o Brasil fez nesses últimos oito anos e posso afirmar que as conquistas pro povo foram grandes.

Os grandes pensadores, os filósofos já diziam que não é pelo fato de estarmos acostumados com o nascer do sol todos os dias que podemos afirmar com certeza que ele nascerá no dia seguinte. Não é possível dizer que o Serra fará o mesmo que o FHC fez e nem que a Dilma vai dar continuidade ao que o Lula já fez. É bem provável que sim, mas uma coisa me intriga nessa história. De acordo com o Google dictionary (rs) o verbo cevar quer dizer tornar gordo, nutrir e me remete ao processo de alimentar os peixes num determinar lugar do rio, onde se joga comida com uma certa regularidade a fim de fazer o peixe se acostumar ali pra depois ser fisgado pelo anzol. O povo tem sido alimentado. Mais gente comprando carro zero (bom), casa própria (ótimo), indo pra classe média (o ideal seria não existir mais classes certo?) e por aí vai.


Me vejo sem saída e com um certo receio do que poderá acontecer com o futuro dos brasileiros que na maioria das vezes agem como peixes. Estamos órfãos politicamente falando. Detesto o jogo feito pela maioria deles. O que interessa são os votos, que os farão detentores do poder, e não o povo em si. A politicagem propagandista é altruísta demais, a cara é boazinha demais, a maquiagem é gritante. Eles poderiam pelo menos assumir alguns erros que cometeram isso é no mínimo humano. Pessoas que assumem seus erros passam mais confiança do que quem diz que nunca errou. Já viu algum político dizer: “... é verdade, eu errei quando privatizei...”

Os próximos quatro anos nas mãos do PT podem ser fantásticos, mas por outro lado podem ser os piores da história política no Brasil. O PT diz que terá a maioria das cadeiras no congresso e que por isso conseguirá aprovar todas as leis que criarem em benefício do povo ou todas as leis que eles quiserem aprovar beneficiando a si mesmos, inclusive a de calar e punir a imprensa que insiste em mostrar o lixo embaixo do tapete. Hoje o Lula sorri pro repórter do CQC amanhã poderá jogá-lo na cadeia.

A bíblia nos conta uma história sobre a torre de Babel em que as pessoas falavam a mesma língua e tinham a intenção de construir uma torre pra alcançar o céu. A torre era uma afronta a Deus que chegou a dizer que por eles falarem a mesma língua nada lhes seria impossível e conta a história que as línguas foram divididas e já não podiam compreender uns aos outros. Por fim o plano foi desfeito. Alguém disse “toda unanimidade é burra” e outro sem pensar tanto afirmou “a voz do povo é a voz de Deus”.

Ouço as pessoas dizendo que Deus está no controle e que vencerá aquele que Deus permitir. Sim o que Deus permitir, não necessariamente o que Deus desejar. O povo de Israel pediu um rei sobre eles e o rei Saul foi o escolhido. Quem conhece a história sabe como foi o reinado dele.

jasieLCalixto

Nenhum comentário: